História

Anteriormente denominado ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE ARAGUARI, tendo seu reconhecimento como Sindicato em 18 de março de 1959, através de seu então Presidente Sr. Miguel Domingos de Oliveira.

Entidade Sindical de 1º grau – Processo 127.452 de 1959 – Departamento Nacional do Trabalho.

Somos uma organização de representação dos trabalhadores com o intuito de coordenar e defender os interesses profissionais da categoria.

Principais objetivos: proteger os direitos dos trabalhadores, negociar salários, representar os trabalhadores judicialmente, negociar acordos e convenções coletivas, oferecer assistência jurídica, manter convênios e parcerias com instituições de ensino, saúde, lazer, cultura e esporte.

Hand shaking

Criada sua extensão de base territorial em 04 de setembro de 2002, tendo como sede Araguari/MG, abrangendo as cidades de: Abadia dos Dourados, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cascalho Rico, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Formoso, Grupiara, Guarda-Mor, Guimarânia, Iraí de Minas, João Pinheiro, Lagoa Grande, Pedrinópolis, Perdizes, Santa Juliana, Serra do Salitre, Unaí, Varjão de Minas e Vazante.

Filiado à CONTEC – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito e FEEB MG GO TO e DF – Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Possui sede própria sito à Avenida Mato Grosso nº 1355 – Bairro Rosário – conta também como uma Sede Esportiva sito à Rua Alagoas nº 374 – Bairro Bosque.

Conta com Departamento Jurídico a fim de dar apoio judiciário e garantir a defesa dos direitos de todos os bancários.

Momentos Marcantes

Greve Nacional dos Bancários nos anos 80.

Comemoração dos 50 anos de fundação em 28/08/2009.

Posse da Atual Diretoria realizada em 18/outubro de 2024.

PRINCIPAIS DESAFIOS ATUALMENTE

A reforma trabalhista, em vigor desde 2017, acabou com mais de 100 itens da CLT, reduziu o poder dos sindicatos (extinção da contribuição sindical) e de uma forma geral de negociar melhorias das condições de trabalho e renda com os patrões e sufocou o funcionamento das entidades para enfraquecê-las e assim, reduzir seu poder de pressão. O resultado é a queda no poder de compra, além da perda de direitos conquistados com muita luta de centenas de categorias profissionais.Mas, algumas categorias, com sindicatos fortes como o dos bancários impediram retiradas de direitos e fizeram negociações que mantiveram conquistas no Acordo Coletivo de Trabalho e na Convenção Coletiva de Trabalho, apesar da reforma trabalhista ter autorizado os acordos individuais entre patrões e empregados em prejuízo dos acordos coletivos, feitos por seus representantes sindicais.

Entre as normas que podem ser por acordo individual estão: jornada de trabalho, banco de horas, plano de cargos e teletrabalho.

Por isso é de grande importância fortalecer as negociações feitas a partir dos sindicatos, daí a necessidade de maior esclarecimento por parte dos trabalhadores em unirem-se aos sindicatos e fortalecê-los através de suas sindicalizações. Quanto maior o número de associados, maiores são as possibilidades de um trabalho mais eficiente em prol da categoria.

Um dos grandes desafios atualmente também é a automatização, que de certa forma substitui o trabalho humano por tecnologia, tornando o mercado de trabalho altamente competitivo, reduzindo o número de trabalhadores e por conseguinte ocasionando no fechamento de vários Postos de Atendimentos e Agências Bancárias.

O sindicato historicamente tem sido fundamental para a conquista de direitos dos trabalhadores, porém, atualmente, enfrenta diversos desafios para conseguir dialogar com a classe como se adaptar às novas tecnologias. Falta ainda, uma grande conscientização por parte não somente dos bancários, como também da sociedade, sobre realmente o papel do sindicato de um modo geral e o que realmente ele representa. Precisa ainda mudar muito a visão e a ideia que se tem a respeito.

 

AGRADECIMENTOS

Aos ex-presidentes pela coragem, visão, trabalho e luta na construção do nosso sindicato.

A categoria bancária, pois, é através dela que conseguimos nos fortalecer e conquistar vitórias importantes, desempenhando assim nossa missão